Cuidado com o que você compartilha
Há muito conteúdo falso circulando, se você o compartilhar, você aumenta a disseminação de informações incorretas que podem confundir seus seguidores e até mesmo ser perigosas para eles.
Antes de compartilhar algo ou revisitar o conteúdo, reserve alguns minutos para verificá-lo.
Antes de compartilhar
Verifique a fonte do conteúdo. Ele vem de uma fonte confiável? Você sabe quem o produziu?
Não compartilhe informações anônimas. Você pode consultar a mídia confiável, autoridades públicas ou informações de organizações internacionais.
Quando se trata de imagens você pode fazer uma busca pela imagem para ver se ela corresponde ao que diz, muitas vezes elas são tiradas do contexto ou adulteradas.
No caso dos vídeos, reveja detalhadamente, veja se existem outras gravações do mesmo momento ou se foi relatado por terceiros.
Ao produzir conteúdo
Reveja tudo o que está incluindo, de onde vêm essas informações e como sabe que são verdadeiras.
Se você fizer afirmações categóricas, como “se você fizer isso, isso vai acontecer”, certifique-se de que haja o respaldo de uma fonte confiável. Se você duvida de algo, é melhor não afirmar.
Se você incluir declarações de outra pessoa, certifique-se de que é alguém em quem você pode confiar. Existem muitos pseudo especialistas que podem gerar desinformação. Reserve um momento para revisar se é alguém com credenciais para falar sobre o assunto.
Se você quiser comentar sobre conteúdo falso
Não retire conteúdo falso que teve muito pouca circulação, mesmo que você esclareça que é falso. Deixe claro que é falso (evite o tentador clickbait). Não use perguntas ou outros formulários que possam ser confusos, esclareça desde o início que se trata de algo falso.
Explique por que estamos falando sobre algo que é falso. Muitas vezes quem não viu a informação falsa, não entende porque o conteúdo ganha importância quando simplesmente circulou em outra bolha de informação.
Não torne visível ou vincule os produtores de conteúdo falso.
Se você postou algo falso por engano
Todos nós podemos estar errados. Exclua o conteúdo e esclareça que ele foi excluído porque era falso.
Não basta fazer upload de conteúdo semelhante esclarecendo que algo é falso (porque o artigo anterior pode se tornar mais viral).
Em todos os casos
Evite linguagem sensacionalista que pode aumentar o medo.
Evite imagens que alimentam estereótipos ou podem causar mais pânico.
Evite especular sobre os piores cenários.
Direciona o público para fontes oficiais de informação.